Criada durante a administração do então prefeito José Prado Alves, o Zuquinha Prado, em 24 de julho de 1967, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Jacobina contava à época com 12 homens e, posteriormente, chegou a 20. Todos com a missão de cuidar e preservar os prédios públicos.
A GCM de Jacobina completará, na próxima segunda-feira (24/7), seus 56 anos de fundação com uma história de muitas dificuldades e até mesmo de uma quase extinção nos idos dos anos 70, quando esteve relegada ao esquecimento das suas funções de segurança patrimonial, mas conseguindo resistir a todos os percalços.
Desde então, nessas 5 décadas e 6 anos, a instituição vem garantindo a segurança e promovendo cidadania para os jacobinenses. Durante muito tempo, a GCM ganhou o nome de Polícia Administrativa Municipal (PAM), época em que era essencialmente patrimonial, conforme suas funções orgânicas. Com o passar dos anos e a força dos seus novos componentes, a GCM retomou espaço e a confiança da população e se viu instada a colaborar com a segurança pública ostensiva da cidade, distritos e povoados.
Mas o tempo passou e a GCM evoluiu, tanto em efetivo nas ruas e repartições, como em qualificação profissional, conseguindo uma transformação gradual que possibilitou aperfeiçoar suas atividades, apesar de ainda merecer maior atenção dos nossos governantes.
A GCM tem tido um papel preponderante na vida diária do povo jacobinense, contando atualmente com 109 Guardas Municipais, ao ver na mesma e nas demais forças de segurança pública o braço forte e a mão amiga, diante dos dilemas sociais que crescem na sociedade moderna.
Para o prefeito Tiago Dias, "a Guarda Civil Municipal é uma instituição de grande importância para a sociedade jacobinense, prestando relevantes serviços no município, levando segurança e atendimento às comunidades. Parabenizo a GCM pelos seus 56 anos de gloriosa existência”.
De acordo o comandante Jailson Dias, a corporação não abre mão de cumprir seu papel administrativo, mas também não perde de vista a sua missão social e ostensiva. “No próximo dia 24, teremos um dia de festa, de agradecimento a Deus. O dia de parabenizar a cada um dos colegas, de ser grato também à gestão municipal e de reafirmar nosso compromisso com Jacobina, de continuarmos sendo um dos braços na segurança pública da nossa população, estendendo nossa gratidão aos parceiros: SMTT, Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal”, salientou Dias.
O inspetor da GCM, Almir Lima, também vereador no município, parabenizou o 56º aniversário da GCM, destacando a grande importância da mesma junto à sociedade jacobinense. Na oportunidade também convida a todas as pessoas à participarem do II Seminário de Segurança Pública de Jacobina, que acontecerá no auditório da ACIJA, e da 10ª Marcha Azul Marinho Baiana, saindo da Praça Rio Branco, no próximo dia 24, fazendo parte das comemorações dirigidas a GCM, que também contará com palestras de convidados.
Ascom / PMJ
0 Comentários