Representante do Ministério da Saúde visita Jacobina para implantação do Programa APS do Futuro

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEik6ik8_qcagJRu1BChjxZZSmnrUBnSMmeWbmGMswnMkX_X2IO-RcG527iT9mmCXc8D8-UG5c4yHWX_y5AC0AAHRfhCMIFf6C1oRgiP1KolQNcnLbYE0SglRZFUaeAXfn1_OeXrM5P9qLVkQZ73u1OMeDQEW9aOZ7FZtLdd5I29RjDRXdxqWBrg7NVoBV8/w640-h360/00aa.jpg

A Secretaria da Saúde recebeu nesta quinta-feira (06), a visita, do Gerente de Projetos da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Augusto Viana, para discutir a atenção básica do município e a implementação do Programa APS do Futuro.

Na visita, o gerente pôde conhecer a estrutura ofertada pelo município na atenção básica, trazendo um diagnóstico para que Jacobina se torne o primeiro município do Estado da Bahia a implementar o novo programa do Ministério da Saúde.

A APS do Futuro é uma remodelagem na atenção básica, que segundo o Ministério da Saúde, tem o objetivo de aumentar a capacidade da Atenção Primária para resolver os problemas de saúde; ampliar profissionais médicos apoiando as equipes e dar suporte às equipes da APS na condução de condições crônicas, ciclos da vida e condições epidemiológicas prioritárias para o SUS, e fortalecer o cuidado materno-infantil e a atuação dos médicos pediatras e ginecologistas-obstetras.

Augusto Viana destacou a importância da assistência básica como porta de entrada para o sistema de saúde, enfatizando seu papel fundamental na promoção da saúde, prevenção de doenças e no gerenciamento adequado dos casos mais simples para aliviar a demanda sobre serviços especializados e pontuou que é necessário ampliar e melhorar toda a rede primária: .

“Jacobina é o primeiro município da Bahia a iniciar esta nova experiência e a ideia é criar uma ação estratégica de qualificação e ampliação da atenção primária no município. Estamos levantando um conjunto de informações para instalar o programa para acolher melhor a população, ampliar a cobertura de saúde da família, ao mesmo tempo, diminuir a fila e o sofrimento das pessoas na busca por atendimento médico”, afirmou.

Para o Secretário da Saúde, Maurício Moraes, a presença de um representante do Ministério da Saúde é um indicativo para as futuras melhorias à assistência básica no município: “Hoje, com a transferência da média e alta complexidade para o Governo do Estado, podemos nos antecipar para ofertar uma assistência básica melhor ao município. Recentemente, fomos contemplados com 10 novas equipes de saúde para as Unidades Básicas de Saúde, e agora, com a chegada do “APS do Futuro’, vamos promover melhorias significativas na saúde primária”, afirmou o Secretário.
 
Fonte: Tribuna Regional

Postar um comentário

0 Comentários