Após ação de ministério, Jerônimo diz que vai apurar “eventuais excessos” em operações policiais

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se posicionou nas redes sobre as recentes operações da Polícia Militar que acabaram com 30 mortos no estado após o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, informar que acionou a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos para investigar as ocorrências.

Em publicação feita nas redes sociais, o gestor afirmou que “eventuais excessos” serão apurados e que tem “dialogado permanentemente com o governo federal”.

“Temos dialogado permanentemente com o governo federal e órgãos do sistema de justiça sobre o tema da segurança pública. O nosso compromisso é na apuração de casos de eventual excesso por parte de qualquer servidor, qualificação permanente da atuação policial para garantir mais eficiência na ação, respeito à legislação e preservação da vida”, escreveu.

O governador disse ainda que conversou com o ministro sobre as ações que o Estado tem tomado para prevenir situações como essas. “Ontem, conversamos especialmente com o ministro Silvio Almeida sobre as ações que estamos realizando na prevenção à violência, e redução da letalidade policial, e sobre a nossa disposição de um trabalho parceiro com o governo federal em várias frentes”.

No último sábado (5), o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, informou que acionou a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. Ele declarou que as mortes “não são compatíveis com um país que pretende ser democrático e em consonância com os Direitos Humanos”.

Relembre os casos

04/08 Salvador – Cinco homens morreram durante uma ação da Polícia Militar no bairro de Águas Claras, em Salvador, na tarde desta sexta-feira (4). De acordo com a Corporação, o grupo era suspeito de tráfico de drogas e teria trocado tiros com os agentes.

04/08 Salvador – Também na sexta-feira (4), cinco homens morreram durante confronto com policiais militares no bairro do IAPI. Segundo a Polícia Civil, policiais militares foram acionados por moradores após a presença de homens armados na Avenida Peixe. Depois de atingidos, os suspeitos foram levados para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, onde eles não resistiram.

02/08 Salvador – Um homem morreu durante um confronto entre um grupo armado e policiais militares, na tarde de quarta-feira (2), no bairro do Arenoso, em Salvador. Com ele, a PM teria encontrado um revólver e munições de calibre 38, além de cocaína.

31/07 Salvador – Quatro pessoas morreram na segunda (31), na região de Jaguarari, em Salvador. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos foram socorridos e levados para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram aos ferimentos. Com elas, foram encontradas uma submetralhadora, três pistolas e diversas drogas. As aulas das escolas municipais do bairro de Cosme de Farias, onde fica a localidade, foram suspensas.

30/07 Itatim – No domingo (30), seis homens e duas mulheres morreram em Itatim, a cerca de 200 km da capital. A PM afirmou que cinco eram foragidos. As armas apreendidas eram exibidas nas redes sociais.

 28/07 Camaçari – Na sexta (28), Sete homens morreram em um confronto com a PM em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo a polícia, eles tinham envolvimento com o tráfico e iriam atacar um grupo rival.

Fonte;Bahia.BA 

Postar um comentário

0 Comentários