A empresa automobilística informou que o Governo da Bahia vai pagar a indenização posteriormente, em valores compatíveis com o mercado. Ainda de acordo com a Ford, o acordo tem como objetivo simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica.
Após o anúncio do fechamento da fábrica, o Governo da Bahia diz ter procurado a Embaixada da China para sondar investidores.
Apesar de fechar a fábrica, a Ford manteve as atividades do seu Centro de Desenvolvimento de Tecnologia em Camaçari. Cerca de 1,5 mil pessoas trabalham no local, com a criação e design de novos produtos para as operações da Ford em nível global.
Em nota, o Governo da Bahia afirmou que a transição não vai impactar no emprego dos 1,5 mil funcionários.
Impactos do fechamento da Ford
Além dos cerca de 60 mil funcionários diretos e indiretos impactados, o fechamento da fábrica da Ford em Camaçari gerou outros problemas para a capital baiana.
Em 2021, o então prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, contou que a cidade tinha uma arrecadação anual de cerca de R$ 1,3 bilhão em impostos. Com o fechamento da fábrica, Camaçari perdeu R$ 30 milhões do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e mais R$ 100 milhões do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da receita líquida.
Um ano depois do encerramento das atividades, a prefeitura de Camaçari informou que cerca de R$ 20 milhões mensais deixaram de circular na cidade. Isso aconteceu porque muitos dos então funcionários da Ford moravam em Camaçari e deixaram o município após perderem os empregos.
Com isso, houve perdas financeiras em diversos setores, como comércio, hospitais e escolas da região.
G1 Bahia
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