A cidade de Jacobina celebrou, em julho, um momento histórico para a sociedade, com a formação da primeira turma de medicina do município e a entrega de dezenas de alunos formados, que devem atuar e contribuir com a medicina na região e proximidades. Os médicos são egressos da Faculdade Ages de Medicina de Jacobina, parte integrante da Inspirali, pertencente ao Ecossistema Ânima Educação.
De acordo com a diretora da Ages, Aristhela Amorim, o sentimento é de dever cumprido. “A colação de grau coroa, seis anos depois, uma conquista impactante para o meio educacional, de saúde e social, não só da Bahia, mas de todo o país, pela elevada importância desses novos médicos para a sociedade brasileira”, pontuou a gestora.
A coordenadora do Curso de Medicina da Faculdade Ages de Jacobina, Paula Serra Azul, falou do caminho percorrido pelos alunos até a colação. “Ingressei na Ages, no início de 2018, como docente exclusiva e a partir de 2021 assumi a coordenação do curso. Assim, acompanhei as lutas, as dificuldades, os desafios, especialmente porque grande parte dos alunos estava longe dos familiares e tendo acesso a uma metodologia (ativa) diferente do habitual”, ressaltou.
Presente a colação de grau, Dr.ª Paula destacou o momento como único e de muita alegria: “Foi uma satisfação imensa participar da formatura e tenho a plena convicção que estamos devolvendo à sociedade médicos comprometidos com a qualidade do atendimento, humanizados, éticos e que prezam pela qualidade de vida e o bem-estar do paciente. Estamos transbordando de alegria, satisfação e na certeza que daremos retorno à sociedade”, enfatizou.
Anunciado pelo Ministério da Educação por meio da Portaria Nº 545, de 26 de setembro de 2016, o curso de Medicina da Faculdade Ages de Jacobina foi iniciado em julho de 2017. Para implantar o Curso de Medicina em Jacobina, a Ages concorreu com as mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do Brasil - algumas centenárias e com vasta experiência com educação médica -, e foi classificada na primeira posição, com nota máxima no Projeto Pedagógico Institucional e do curso para instalação da Faculdade de Medicina de Jacobina.
Sobre a Inspirali
Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos (graduação, pós-graduação e extensão) e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal e em importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG) e Jacobina (BA).
As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.
Sobre a Ages
A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais.
Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga e Jacobina receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.
Saiba mais sobre a Ages em www.ages.edu.br
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
0 Comentários