Vereador paranaense diz que, no Nordeste, ‘o pessoal não gosta muito de trabalhar’; veja

https://aratuon.com.br/wp-content/uploads/2023/08/antonio-garcia-740x470.jpg

A Câmara Municipal de Apucarana, situada no norte do Paraná, foi palco de um momento de xenofobia durante a sessão realizada na noite de segunda-feira (14). O vereador Antônio Garcia (União Brasil) sugeriu que moradores da região Nordeste não gostam de trabalhar. A informação é do portal G1.

O desentendimento ocorreu enquanto os parlamentares debatiam a proposta de conceder utilidade pública à Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo, uma “entidade criada para valorizar a cultura regional” em eventos turísticos.

No meio das discussões, Antônio Garcia proferiu a seguinte afirmação: “vou votar favorável. Parabenizo o vereador Molina (autor) pelo projeto. Dizer que, um projeto tão importante, o pessoal sai daqui e vai para o Nordeste. No Nordeste o pessoal não gosta muito de trabalhar, uma parte lá, não todos. Não vamos abranger todos não. Mas daí tem o turismo do Nordeste, as águas do Nordeste. E agora vai acontecer o contrário, vão vir pro turismo de Apucarana”.

Moisés Tavares, filiado ao partido Cidadania, manifestou repúdio “àqueles que têm qualquer tipo de preconceito com irmãos de outros estados”. Já Rodrigo Recife, colega de partido de Antônio Garcia, enfatizou seu orgulho de ser nordestino e lembrou que sua identidade está intrinsecamente ligada à cidade que leva seu nome.

Garcia voltou a usar o microfone para tentar se defender. “A gente fala de um jeito e a pessoa interpreta de outro. Para quem sabe ler, um pingo é letra. Eu não desfiz de pessoas do Nordeste. Só dei um exemplo”, rebateu.

No entanto, a controvérsia persistiu, levando o vereador a elaborar uma nota pública de desculpas. Em um comunicado divulgado nesta terça-feira (15/8), Garcia se diz arrependido.

“Assim, realiza formalmente pedido de desculpas a toda comunidade nordestina, e a quem sentiu eventualmente ofendido, com minha equivocada fala durante a Sessão Plenária realizada na data de 14/08/2023. Destaco que reconheço como trabalhadores e produtores de riqueza ao país, todos aqueles oriundos da citada região brasileira”, diz, em trecho da nota de resposta.

A Câmara Municipal de Apucarana, por sua vez, optou por não se pronunciar sobre o caso.

Aratu 

Postar um comentário

0 Comentários