O Ministério da Igualdade Racial exonerou Marcelle Decothé da Silva do cargo de chefe da assessoria especial da pasta. Crédito: Reprodução |
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, exonerou, nesta terça-feira (26), a assessora Marcelle Decothé da Silva após publicações nas redes sociais durante a final da Copa do Brasil, disputada em São Paulo e Flamengo.
Em nota, o Ministério declarou que "as manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR". Marcelle ocupava o cargo de Chefe da Assessoria Especial da pasta.
Recém-instalado pelo Ministério, o Comitê de Integridade, Transparência, Ética e Responsabilização vai investigar o caso.
Entenda
“Descendente de europeu safade. Pior de tudo pauliste”, escreveu Marcelle durante a final da Copa do Brasil no Morumbi, em provocação à torcida do São Paulo.
A assessora acompanhou a ministra Anielle no jogo e num voo da FAB para São Paulo. Ambas são flamenguistas.
Após a repercussão negativa do caso, Anielle Franco entrou em contato com o presidente do São Paulo, Julio Casares, e se desculpou pelas postagens realizadas pela servidora.
Protocolo de intenções contra o racismo
A viagem no avião da FAB foi duramente criticada nas redes sociais, no entanto, o voo foi realizado em razão de uma reunião entre os Ministérios da Igualdade Racial e o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
As entidades assinaram em conjunto, neste domingo (24), um protocolo de intenções inédito para o combate ao racismo e promoção da igualdade racial no futebol. O acordo foi firmado no Estádio do Morumbi, em São Paulo, que abriu a campanha “Com o racismo não tem jogo” na partida final do campeonato brasileiro entre São Paulo e Flamengo.
O objetivo do protocolo é estabelecer esforços conjuntos para o combate do racismo e para a promoção da diversidade e inclusão racial no futebol. A ação conjunta foi planejada pelo Grupo de Trabalho Interministerial Esporte Sem Racismo, composto pelos Ministérios da Igualdade Racial, do Esporte e da Justiça, que se reúnem desde fevereiro para debater ações e programas para promoção da igualdade racial nos esportes.
0 Comentários