Por Tamara Leal
Mais de 8 mil pessoas passaram pela Praça Nova do Congresso, em Senhor do Bonfim, Centro-Norte baiano, entre os dias 1º e 3 de setembro, na abertura do 1º Festival Gastronômico de Senhor do Bonfim que, a partir desta segunda-feira (4), segue em formato indoor nos 16 estabelecimentos participantes (confira lista abaixo) ou por delivery, até 16 de setembro.
Sucesso de público e de vendas, o evento, além de promover memórias afetivas da gastronomia local, deve se consolidar como um dos principais produtos turísticos da cidade. O espaço escolhido para a abertura do festival foi onde, tradicionalmente, é realizada a festa de São João de Senhor do Bonfim.
Com o tema ‘Gastronomia da nossa gente’, a abertura contou com Mostra Cultural e Gastronômica, Cozinhas Show, Cozinha Kids, Feira de Artesanato, Feira de Livro e Feira da Agricultura Familiar com exposição e comercialização de produtos agroecológicos, espaço kids, praça de alimentação com a venda dos produtos dos estabelecimentos participantes e apresentações de atrações musicais e culturais.
De acordo com o gerente regional do Sebrae, Geronilson Ferreira, o planejamento, as ações transversais e a participação de todos os envolvidos ajudam a consolidar o festival. “Além disso, esse é um momento de transformação nas empresas participantes, com atividades e capacitações que começam bem antes da abertura. O engajamento do segmento alimentação fora do lar foi notório e a assertividade na adesão gerou visibilidade e bons negócios”, destaca Geronilson.
Um dos pontos altos da programação foi a participação da chef Tassia Andrade, do Senac, que comandou as Cozinhas Show e a Cozinha Kids e utilizou nas receitas insumos, tipicamente, regionais. No Cozinha Show foram preparados nhoque de batata doce ao pesto de coentro e croqueta de bode ao molho barbecue de umbu. Já no Cozinha Kids, com participação de dezenas de crianças, a chef fez um brigadeiro de licuri no palito. O resultado das receitas foi degustado pelo público.
Para o prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Junior, o Festival Gastronômico é consequência do projeto iniciado na Carreta Escola do Senac, que esteve na cidade no primeiro trimestre do ano e capacitou mais de 800 pessoas. “Em muitos casos, proporcionou aos alunos iniciarem seus próprios negócios ou a obterem emprego, assim que concluíam a capacitação. Ações como essa só comprovam a nossa capacidade turística e econômica. Finalizo parabenizando a todos os envolvidos”, disse o gestor.
O 1º Festival Gastronômico de Senhor do Bonfim tem realização do Sebrae e da Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte e da Secretaria de Cultura, correalização do Senac, patrocínio da Ages e Infornet e apoio do Pede.ai. A direção criativa do evento está à cargo da Ori Brazil.
Mais informações podem ser encontradas no perfil oficial do evento: @gastronomiabonfinense ou na Agência de Atendimento do Sebrae em Senhor do Bonfim, localizada na Rua Benjamin Constant, 12, Centro. O telefone é (74) 3541-3046.
Estabelecimentos participantes do festival
Caroá Cafeteria, Moenda Bar e Pizzaria, Delicatessen Veneza, Ô De Casa Restaurante, Viva Restaurante, Gulare, Emporium Carnes Especiais, Cacto Panificadora, Beiju da Ceiça, Dona Taís Confeitaria, Estação Maria Cabocla, Alforria, 8DO5 Couple Espeteria, Bar e Churrascaria do Claudionor, Super Coxinha e Restaurante Umbuzeiros.
Serviço:
1º Festival Gastronômico de Sr. do Bonfim – Gastronomia da Nossa Gentegastronomiabonfinense.com.br Período: até o dia 16 de setembro de 2023 Realização: Sebrae e Prefeitura de Sr. do Bonfim Correalização: Senac Instagram: @gastronomiabonfinense Guia Digital:
Imagens: Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim (PMSB)
0 Comentários