“Metrô de Gaza”: entenda a misteriosa rede de túneis subterrâneos usada pelo Hamas

Comandante israelense visita os túneis do Hamas e da Jihad Islâmica em fevereiro de 2018


Uma infinidade de túneis sob Gaza são conhecidos como passagens usadas para contrabandear mercadorias do Egito e lançar ataques contra Israel.

Mas, existe uma segunda rede subterrânea que as Forças de Defesa de Israel (FDI) chamam coloquialmente de “metrô de Gaza”. É um vasto labirinto de túneis, seguindo alguns quilômetros subterrâneos e usados ​​para transportar pessoas e mercadorias.

Também é utilizado para armazenar foguetes e esconderijos de munições, além de abrigar centros de comando e controle do Hamas, todos longe dos olhares indiscretos das aeronaves e drones de vigilância das FDI.

O Hamas, em 2021, afirmou ter construído 500 quilômetros de túneis sob Gaza, embora não esteja claro se esse número é preciso ou simulado.

Se for verdade, os túneis subterrâneos do Hamas teriam pouco menos da metade do comprimento do sistema de metrô de Nova York.

“É uma rede muito complexa, muito grande de túneis num pedaço bastante pequeno de território”, disse Daphne Richemond-Barak, professora da Universidade Reichman de Israel e especialista em guerra subterrânea.

Não está claro quanto a rede de túneis teria custado ao Hamas, que governa a empobrecida faixa costeira. O número é provavelmente significativo, tanto em termos de mão de obra como de capital.

Gaza tem estado sob um bloqueio terrestre, marítimo e aéreo por parte de Israel, bem como um bloqueio terrestre por parte do Egito, desde 2007 e não se acredita que possua o tipo de maquinaria maciça normalmente usada para construir túneis subterrâneos profundos.

Especialistas dizem que os escavadores que usam ferramentas básicas provavelmente escavaram profundamente no subsolo para cavar a rede, que é conectada com eletricidade e reforçada com concreto. Há muito tempo que Israel acusa o Hamas de desviar betão destinado a fins civis e humanitários para a construção de túneis.

Os críticos do Hamas também dizem que os enormes gastos do grupo em túneis poderiam, em vez disso, ter pago abrigos antiaéreos civis ou redes de alerta precoce, como aquelas do outro lado da fronteira com Israel.

Vantagem assimétrica

Os túneis têm sido uma ferramenta atraente de guerra desde os tempos medievais. Hoje oferecem a grupos extremistas como o Hamas uma vantagem na guerra assimétrica, anulando algumas das vantagens tecnológicas de forças armadas mais avançadas como as FDI.

O que torna os túneis do Hamas diferentes dos da Al Qaeda nas montanhas do Afeganistão ou dos vietcongues nas selvas do Sudeste Asiático é o fato de ter construído uma rede subterrânea por baixo de uma das áreas mais densamente povoadas do planeta.

Quase 2 milhões de pessoas vivem nos 88 quilômetros quadrados que compõem a Cidade de Gaza.

“É sempre difícil lidar com túneis, não me interpretem mal, em qualquer contexto, mesmo quando estão numa zona montanhosa, mas quando são zona urbana, então tudo é mais complicado — os aspectos tácticos, os aspectos estratégicos, a aspectos operacionais e, claro, a proteção que se pretende garantir à população civil”, disse Richemond-Barak, que também é membro do Instituto Lieber de Direito e Guerra Terrestre e do Instituto de Guerra Moderna em West Point.Soldados israelenses conduzem treinamento usando tecnologia de campo de batalha de realidade virtual para simular os túneis do Hamas que vão de Gaza a Israel Soldados israelenses conduzem treinamento usando tecnologia de campo de batalha de realidade virtual para simular os túneis do Hamas que vão de Gaza a Israel / Rina Castelnuovo/Bloomerg/Getty Images/Arquivo

Desde o ataque terrorista de 7 de outubro em Israel, no qual pelo menos 1.400 pessoas, a maioria civis, foram mortas, as FDI têm alegado repetidamente que o Hamas está escondido dentro destas passagens “debaixo de casas e dentro de edifícios habitados por civis inocentes de Gaza”, transformando-os efetivamente em escudos humanos.

Desde então, os ataques aéreos militares israelitas mataram pelo menos 2.670 palestinianos, informou o Ministério da Saúde de Gaza num comunicado no domingo (15).

Espera-se que as FDI persigam a rede na sua próxima incursão terrestre em Gaza, uma vez que nos últimos anos tem feito de tudo para eliminar os túneis do Hamas. Israel lançou um ataque terrestre a Gaza em 2014 para tentar eliminar as passagens subterrâneas.

Na sexta-feira (13), Israel alertou cerca de 1,1 milhão de pessoas que vivem em Gaza para se mudarem para o sul antes de sua provável operação, de acordo com as Nações Unidas.

Os críticos disseram que tal ordem era impossível de ser executada num curto prazo no meio de uma zona de guerra. O principal responsável pelos direitos humanos da ONU disse que o pedido de evacuação “desafia as regras da guerra e a humanidade básica”.

Pessoas que vivem no norte de Gaza são instruídas a fugir para o sul

Militares israelenses disseram a 1,1 milhões de pessoas para abandonarem o densamente povoado norte de Gaza, incluindo a Cidade de Gaza, e se mudarem para o sul da faixa.

As Nações Unidas disseram que a instrução causaria “consequências humanitárias devastadoras”./Reprodução

A retirada de civis da Cidade de Gaza ajudaria a tornar mais segura a eliminação de túneis, mas tais operações serão perigosas, disse Richemond-Barak.

A FDI pode tornar os túneis temporariamente inutilizáveis ​​ou destruí-los. De acordo com Richemond-Barak, bombardear as passagens subterrâneas é normalmente a forma mais eficiente de eliminá-las, mas tais ataques podem impactar os civis.

O que está claro é que a tecnologia por si só não será suficiente para deter a ameaça subterrânea.

Israel gastou milhares de milhões de dólares a tentar proteger a fronteira com um sistema inteligente que possui sensores avançados e paredes subterrâneas, mas o Hamas ainda foi capaz de lançar o seu ataque de 7 de outubro por terra, ar e mar.

Richemond-Barak disse que é necessária uma abordagem holística, que empregue inteligência visual, monitoramento de fronteiras e até mesmo pedir aos civis que fiquem atentos a qualquer coisa suspeita.

“Não existe uma solução infalível para lidar com a ameaça de um túnel”, disse Richemond-Barak. “Não há Cúpula de Ferro para túneis.”

CNN

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