Bahia fica na 20ª posição entre os estados com maiores notas no Enade 2022


Dos 442 cursos inscritos na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 na Bahia, somente 97 (21,9%) alcançaram o conceito 4 e 5 – notas mais altas do exame que é obrigatório para estudantes de graduação conseguirem obter o diploma. O resultado coloca o estado em 20° lugar do ranking entre os estados com maiores desempenhos no exame, que tem o Espírito Santo, Distrito Federal e Rio Grande do Norte na liderança.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (31) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ainda revelaram que dentre as 23 instituições de ensino superior baianas que tiveram a nota máxima, 16 eram universidades federais e estaduais.

Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Ao total, 23 cursos foram classificados com nota 5 (5,2%), 74 cursos com nota 4 (16,7%), 176 cursos com nota 3 (39,8%), 103 cursos com nota 2 (23,3%) e 9 cursos com nota 1 (2%). O melhor desempenho na faixa do conceito 5 foi o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que conseguiu a nota mais alta (4,8). Por outro lado, o menor desempenho foi registrado no curso de Direito da Faculdade Dois de Julho, em Salvador, que conseguiu a menor nota (0,3).

Dos cursos de instituições baianas inscrita na avaliação, 57 não foram avaliadas pelo Enade 2022. A motivação não foi divulgada.  A Bahia ocupa o 9° lugar no ranking entre os cursos avaliados com notas 4 e 5 no exame, que é liderado pelo Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Universidades nota 5

Dentre as instituições de ensino superior com cursos com notas 5, a Ufba lidera com sete: Ciências Contábeis, Psicologia, Direito, Secretariado Executivo, Jornalismo, Serviço Social e Administração. Para Julio Rocha, professor diretor da Faculdade de Direito da Ufba, a nota reflete a ‘excelência’ do curso de Direito.

“Para o curso da faculdade de Direito, que é a faculdade mais antiga da Bahia, o terceiro curso mais antigo do Brasil, a nota 5 expressa a excelência do curso, [...] da Universidade Federal do Bahia, dos nossos discentes. [...] O Enade é essencial para definir o conceito do curso e leva em conta, entre outros aspectos, o elemento da organização didática e pedagógica, a infraestrutura disponível para realização do curso e a qualificação dos professores. Temos uma infraestrutura extremamente consolidada”, destaca.

A Ufba foi procurada para dar um posicionamento a respeito do desempenho dos cursos no Enade 2022, mas informou que só tomou conhecimento dos dados na tarde desta terça-feira, de modo que só poderia emitir nota nesta quarta-feira (1º). O espaço segue aberto.

Na Região Metropolitana de Salvador, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) conseguiu nota 5 no curso de Direito pela primeira vez. Coordenadora do curso, Márcia Misi atribui o bom desempenho ao trabalho coletivo. “Essa nota é resultado de um esforço coletivo que envolve o corpo docente da universidade, o corpo técnico-administrativo e os nossos discentes, sempre com respaldo da reitoria e da administração, que têm apoiado e investido em programas de permanência estudantil. Acho que essa é uma realidade que estimula todos a promover uma formação jurídica de qualidade, que resulta nessa nota que nos deixou muito felizes e satisfeitos”, diz.

Com nota 4 no Enade 2021, Márcia Misi acredita que o que impulsionou o curso de Direito a obter a nota 5 foi o foco em atualizações no curso e investimento na área científica. “Estamos vivendo um momento muito rico no currículo de Direito, onde tem ocorrido debates muito importantes sobre a incorporação do debate sobre a questão racial na formação jurídica, a importância da interdisciplinaridade e uma expansão da pesquisa, programas e projetos de extensão. Acho que isso tudo qualifica a formação do estudante e reflete no resultado do Enade”, afirma.

Reitora da Uefs, Amali de Angelis Mussi celebrou o resultado, mas diz que ainda há muito a ser feito. “Estamos prontas e prontos para avançar e potencializar a Uefs Como uma referência no ensino, na pesquisa, na extensão e em todas as trocas e reconhecimento de saberes que corroborem para a construção de uma universidade cada vez mais, inclusive socialmente referenciada”, finaliza.

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que também teve nota 5 no curso de Direito, foi procurada, mas não respondeu.

Instituições privadas

Dos cursos de instituições de ensino privadas que obtiveram nota 5, a maior nota foi a do curso de Publicidade e Propaganda Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana – com 4,7. O CORREIO não conseguiu contatar a referida faculdade.

Para esta reportagem, a UNIJORGE e UCSAL foram procuradas, mas não responderam até o fechamento desta matéria. Por sua vez, a UNIFACS disse que deve se manifestar nesta quarta-feira (1º).

Veja ranking dos 10 estados com melhores desempenhos (notas 4 e 5) no conceito Enade por total de resultados válidos

1. Espírito Santo (46,4%)

2. Minas Gerais (30,4%)

3. Rio Grande do Sul (30%)

4. Ceará (29,5%)

5. Paraná (28,1%)

6. Santa Catarina (25,9%)

7. Rio Grande do Norte (25,4%)

8. Rio de Janeiro (23,7%)

9. Bahia (21,9%)

10. Piauí (21,5%)

Fonte:Correio

Postar um comentário

0 Comentários