Outubro é o mês internacional de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, e com o objetivo de alertar a população para a importância do cuidado e ofertar atendimentos com equipes multidisciplinares, a Faculdade Ages de Jacobina, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima, e a Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realizaram no sábado (27), no Centro de Convivência de Idosos, o projeto ‘Somos todos Rosa’.
Voltado às mulheres que estão passando pelo estágio de cura do câncer de mama, colo de útero e outros tipos da doença, o ‘Somos todos Rosa’ contou com a participação de mais de 30 docentes e alunos dos cursos de Direito, Medicina, Fisioterapia e Nutrição, que realizaram palestras e escuta dos presentes.
O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Ages esclareceu sobre os direitos garantidos à pacientes oncológicos. Já os estudantes de Medicina abordaram sobre o câncer de mama, dados epidemiológicos, prevenção, sintomas, rastreio e a história do Outubro Rosa. Em uma rodada de conversa, entre pacientes, professores e estudantes, mulheres em tratamento de câncer de mama falaram sobre diagnóstico, tratamento e perspectiva para o futuro.
Alunos de Nutrição trataram sobre a importância da alimentação saudável para a prevenção e tratamento do câncer de mama. “Apresentamos o guia alimentar para a população brasileira, com explicações sobre os graus de processamento dos alimentos, como os ultraprocessados são danosos à saúde e os aditivos que podem contribuir para o desenvolvimento de câncer. Falamos também sobre a importância dos rótulos, como fazer a leitura e indicamos aplicativos que podem ser utilizados para esse fim”, pontuou Fabiana França, coordenadora do Curso de Nutrição da Ages Jacobina.
Para a coordenadora do NPJ, a advogada e docente Mirna Miranda, é importante a participação dos alunos de Direito nesses momentos de escuta. “A prática humanizada faz parte do nosso currículo e a interação com a comunidade, sobretudo diante de uma pauta tão importante como o Outubro Rosa, enriquece a formação dos nossos alunos”, destacou Mirna.
A secretária de Políticas para as Mulheres de Jacobina, Yiolanda Fagundes, ressalta que a parceria entre as instituições é de grande relevância. “Precisamos unir forças e firmar parcerias, proporcionando o acesso a informações sobre a saúde da mulher, os cuidados pessoais e a qualidade de vida, além da promoção de ações sociais para a desconstrução do machismo na sociedade”, afirmou.
0 Comentários