Novembro Negro: Feira de Saúde realiza mais de 600 atendimentos no Bairro da Bananeira, em Jacobina


Dezenas de pessoas passaram por mais de 600 atendimentos em diferentes serviços na II Feira de Saúde, Cidadania e Cultura, ação do projeto Ei, Bora pra Feira? da Faculdade Ages de Jacobina, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima, que aconteceu no sábado, 11, no Receptivo Turístico Quilombola, no Bairro da Bananeira, em Jacobina, Centro-Norte baiano. 

Em celebração ao Novembro Negro, a atividade contou com a participação de alunos, professores e coordenadores dos cursos de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Farmácia da Faculdade Ages em atendimento à população negra do Bairro da Bananeira - certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares -, e comunidades adjacentes. 

Para a geriatra e coordenadora do curso de Medicina da Ages, Paula Serra Azul, foi gratificante participar da feira, especialmente pelas trocas de experiências e aprendizados. A médica que também realizou atendimento durante a ação, acrescentou: “Pudemos contribuir um pouco com a saúde da comunidade quilombola, por meio de atendimentos médicos, testes de triagem e atividades de educação em saúde. É o mínimo que podemos fazer para colaborar com a nossa população. Que possamos fazer mais eventos como este”. 

Dentre os atendimentos, foram realizados educação em saúde, medição de glicemia, aferição de pressão arterial, visitas domiciliares com doação de fraldas geriátricas, orientação sobre infecção sexualmente transmissível (ISTs), teste rápido, vacinação de crianças e de animais, saúde sexual e reprodutiva, consultas médicas, massagem e ventosaterapia, além de atividade lúdica relacionada à saúde mental e saúde bucal.  

De acordo com a coordenadora de Extensão das Práticas Médicas no SUS da Ages Jacobina e do projeto Ei, Bora pra Feira?, professora Dra. Tâmara Carvalho, os alunos abraçaram o desafio de acolher na sua prática na saúde e a comunidade foi atendida de forma inclusiva e respeitosa. “Atendemos muitas pessoas, de várias faixas etárias, o que ressalta a importância da ação. Os acadêmicos de áreas da saúde da Faculdade Ages têm a oportunidade de interagir com a população, orientar as pessoas com foco na educação em saúde e autocuidado”, pontuou. 

Já o médico veterinário e professor Tácito Damasceno ressaltou a importância da ação: O nosso objetivo é levar informações e promover a saúde de cães e gatos da população em geral. Tratamos sobre cuidados relacionados à guarda responsável de animais, realizamos vacinação antirrábica em cães e gatos e a doação de rações. A atividade é extremamente necessária para levar conhecimento à população sobre as zoonoses. E pelo viés da formação profissional, oportuniza aos alunos vivenciar as demandas profissionais e a importância da extensão”. 

Os alunos saíram pelo bairro convidando a população para participar da atividade de saúde. Houve ainda atividades lúdicas com crianças e sobre higiene pessoal e escovação, inclusive com doação de alguns kits de escova de dente e creme dental e livrinhos para colorir. Servidores da saúde do Município de Jacobina também participaram da ação com diversos atendimentos de saúde. 

A II Feira de Saúde, Cidadania e Cultura da Faculdade Ages teve a parceria da Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Programa Saúde da Família do Bairro da Bananeira, da Associação Quilombo Erê, Coletivo Marias e da Uneb, campus Jacobina. 

 

Sobre a Ages     

A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais.   Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga e Jacobina receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.     

  

Sobre a Ânima Educação      

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU BrazilInspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.    

Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.    



Postar um comentário

0 Comentários