O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) divulgaram, nesta sexta-feira (22), notas em que prestam solidariedade à jornalista Cintia Kelly, colunista do BNews, ser alvo de comentário hostil feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante entrevista coletiva realizada na noite da última quinta-feira (21).
Em coletiva no Palácio do Ondina, quando anunciou a pré-candidatura de Geraldo Jr (MDB) a prefeito de Salvador, Jerônimo Rodrigues demonstrou incomodo após ser questionado sobre ausência do deputado estadual Robinson Almeida (PT) no anúncio, o governador disparou: “Aqui vou falar firme com vocês. Nós não vamos permitir que pergunta desse porte estrague nossa unidade”.
O Sinjorba criticou a “irritação” de Jerônimo com as perguntas feitas pela jornalista e que “não cabe ao entrevistado definir o que um repórter deve perguntar”, em especial de um representante da política, papel que, segundo o sindicato, exige “serenidade e paciência”.
“Para o Sinjorba, não cabe ao entrevistado definir o que um repórter deve perguntar. O exercício do poder, na esfera que for, exige do representante político a serenidade e paciência necessárias para lidar com o contraditório e com questionamentos que não o agradem. Mas há diversas maneiras de agir nessas situações e o governador escolheu a pior delas”, diz trecho da nota.
A ABI também condenou o " tratamento hostil" dado pelo governador à Cintia "É dever do jornalista fazer perguntas, por mais incômodas que possam parecer. À fonte, cabe responder ou não, jamais hostilizar o profissional", afirma trecho do comunicado emitido pela Associação.
BNEWS
0 Comentários