Jerônimo contradiz a própria expectativa e não anuncia candidato em Salvador; presidente do PT garante definição ainda em dezembro



Após mais de duas horas de reunião do conselho político, realizada na noite deste domingo (17), no Palácio de Ondina, não houve sinal de fumaça branca confirmando o anúncio do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) como candidato da base aliada em Salvador ou a definição em qualquer outro município.

Pela manhã, durante encontro da direção estadual do PT, na Assembleia Legislativa, o próprio governador Jerônimo Rodrigues disse que o anúncio seria feito na noite de hoje, o que não ocorreu. Ele chegou a afirmar que “não guarda conversa para depois”. Após o mesmo evento, o senador Jaques Wagner sinalizou que o nome seria o do vice-governador, como antecipado pelo site em outubro.

Mais cedo, o Política Livre, que havia divulgado na sexta com exclusividade sobre a convocação do conselho político pelo governador, revelou que surgiram arestas em conversas em separado com aliados conduzidas hoje pelo secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), e pelo chefe de Gabinete de Jerônimo, Adolpho Loyola (clique aqui para ler). Esses obstáculos, pelo visto, não foram contornados a tempo, e certamente não seriam os únicos.

Presidente estadual do PT, Éden Valadares publicou nas redes sociais uma foto da reunião do conselho e informou que a base de Jerônimo decidiu “concentrar esforços para construir a unidade de intervenção eleitoral em 2024 nas 70 maiores cidades, já elencando nomes”.

Ele informou que o conselho decidiu, também, “fazer reuniões bilaterais a partir de amanhã, até a próxima quinta-feira, para afunilar posições em relação às quatro maiores cidades onde tem segundo turno para anunciar pré-candidaturas unificadas ainda este ano”. Éden se referiu a Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari.

Além de Jerônimo e Éden, participaram da reunião de hoje os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar (PSD) e os presidentes estaduais do PSB, deputada federal Lídice da Mata; do MDB, Alex Futuca; do PCdoB, Geraldo Galindo; do Solidariedade, deputado estadual Luciano Araújo; do Podemos, Heber Santana; e do Avante, Ronaldo Carleto. Também esteve presente o presidente de honra do MDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, e os secretários estaduais Luiz Caetano, Adolpho Loyola e Afonso Florence (Casa Civil).

Política Livre

Postar um comentário

0 Comentários