Comerciantes que têm lojas na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, dizem estar sendo ameaçados por traficantes. Os suspeitos estariam exigindo o pagamento de uma taxa mensal com a justificativa de garantir a segurança da região. De acordo com a Polícia Civil, um suspeito foi identificado e ouvido.
A Polícia Militar ainda não confirma a situação, pois não foi acionada para nenhuma ocorrência e as investigações da Polícia Civil estão em andamento. Apesar disso, os comerciantes usaram as redes sociais para relatar o clima de insegurança - o que fez com que a PM reforçasse o policiamento na região durante o dia e a noite.
Um dos donos de estabelecimento chegou a relatar, através de um áudio veiculado nas redes sociais, que pensa em fechar o comércio por causa dessa situação.
“Estou fechando a loja devido ao acontecido. O ladrão mandou um recado hoje, por chamada de vídeo, dizendo que se não pagasse, ia passar um homem aqui para cobrar”, disse.
Segundo os trabalhadores, que não quiseram divulgar seus nomes, o valor exigido varia de acordo com o tipo de comércio e com a localização. As ameaças chegam através de pedaços de papel e também através das redes sociais.
Ao longo das investigações da polícia, uma mulher suspeita de fazer as cobranças aos comerciantes foi identificada e prestou depoimento. Ela seria a responsável por receber o dinheiro dos trabalhadores e repar esse valor para os traficantes. Após o depoimento, ela foi liberada.
Orientações da Polícia Militar
Apesar dos reforços, a PM diz não ter recebido nenhuma denúncia sobre o caso. As denúncias são importantes para o registro dos crimes e, consequentemente, para uma atuação mais rápida dos agentes.
Ao receber esse tipo de cobrança, a PM orienta que os comerciantes:
👉 Procurem a PM através de 181;
👉 Não realizem nenhum tipo de pagamento;
👉 Procurem as delegacias especializadas para o registro do caso.
0 Comentários