Especialista fala sobre cuidados para fortalecer a imunidade



Mudanças bruscas de temperatura em um mesmo dia ou semana, baixa umidade do ar, estresse e má qualidade do sono são alguns dos causadores da imunossupressão, conhecida popularmente como imunidade baixa. Tal condição deixa as pessoas mais susceptíveis a infecções, que podem, inclusive, se tornarem graves ou de cura mais difícil.

De acordo com Robson de Jesus, farmacêutico, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa e professor dos cursos de saúde da Faculdade Ages em Jacobina, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, a imunossupressão consiste na redução da eficácia do nosso sistema imunológico em defender o nosso organismo de agentes infecciosos que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças.

“Entre as principais causas da imunossupressão têm-se o estresse do cotidiano; alimentação de baixa qualidade; a má qualidade de sono; o uso de substâncias prejudiciais incluindo o cigarro, bebidas alcoólicas, maconha, cocaína e crack, etc.; além do uso contínuo de medicamentos anti-inflamatórios esteroidais, conhecidos como corticoides, que reduzem a imunidade e podem causar outros males”, destaca Robson.

Segundo o especialista, durante o Carnaval a aglomeração facilita a disseminação das infecções na sociedade. As pessoas que frequentaram as festas, apresentam maior risco de adquirir as infecções e transmiti-las para outras pessoas, inclusive aos que optaram por ficar em casa.

“Diante desse cenário, é crucial adotar medidas para fortalecer o sistema imunológico: praticar atividades físicas e de lazer para reduzir o estresse; consumir frutas e legumes ricos em vitaminas; evitar alimentos fritos, fast foods e produtos industrializados; garantir pelo menos oito horas de sono por noite; evitar o consumo de tabaco, álcool e drogas ilícitas, e jamais utilizar medicamentos sem orientação profissional qualificada”, enfatiza o mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa.

Além disso, Robson de Jesus explica que a atualização do cartão de vacinação é uma das medidas mais eficazes para fortalecer a imunidade e reduzir o risco de desenvolver doenças infecciosas. “É fundamental procurar a unidade básica de saúde mais próxima para receber as vacinas necessárias e contribuir para uma boa imunidade”, finalizou o docente.

Sobre a Ages     

 

A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais.   Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga e Jacobina receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.      

  

Sobre a Ânima Educação   

  

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.      

     

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.   

Postar um comentário

0 Comentários