Mortes por dengue na Bahia sobem para 7; saiba como diferenciar sintomas

Mortes por dengue na Bahia sobem para 7; saiba como diferenciar sintomas

Mais dois casos de morte por dengue foram confirmados na Bahia nesta quinta-feira (28/2), chegando ao total de sete vítimas fatais pela doença em 2024. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), as situações foram registradas em Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Não foram divulgadas mais informações sobre os casos, nem sobre as vítimas. Os outros cinco óbitos registrados ocorreram nas cidades de Ibiassucê, Jacaraci (2), Piripá e Irecê. Atualmente, 64 cidades estão em estado de epidemia, com a região Sudoeste sendo a mais afetada.

A Bahia registra um aumento significativo de casos de Dengue, com 16.771 casos prováveis até 24 de fevereiro de 2024, quase o dobro em comparação ao mesmo período do ano anterior.

SINTOMAS DA DOENÇA

Para além dos cuidados com os criadouros de mosquito, é preciso se atentar para os sintomas da doença, que incluem febre alta, dor atrás dos olhos e no corpo. Confira os principais e um comparativo com os sinais de Covid-19, doença que também está sendo monitorada pelos órgãos de saúde.

sintomas agencia brasilreprodução/Agência Brasil

CONTÁGIO

Em entrevista à Agência Brasil, o infectologista do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Albert Einstein, Moacyr Silva Junior, lembrou que, embora igualmente causadas por vírus, dengue e Covid-19 são transmitidas de maneiras completamente diferentes. Enquanto a infecção por dengue acontece pela picada do mosquito Aedes aegypti, a infecção por Covid-19 se dá por via aérea, por contato próximo a uma pessoa doente, como tosse ou espirro.

DENGUE

O Ministério da Saúde define a dengue como uma doença febril aguda, sistêmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos pacientes se recupera, mas parte deles pode progredir para formas graves da doença.

“Os sinais clássicos da dengue são: febre, geralmente junto com dor no corpo, dor atrás dos olhos, mal-estar e prostração. É uma febre que chega a 38° ou 39°. Tudo bem associado”, explicou o infectologista.

Após o período febril, entretanto, é preciso manter a atenção. Com o declínio da febre após os primeiros dias, alguns sinais classificados como de alarme podem estar presentes e marcam o início da piora do paciente.

“O agravamento da dengue acontece em torno do terceiro ao quinto dia, quando a febre desaparece. É interessante porque, geralmente, quando a febre desaparece, a gente acha que está melhorando. Mas, no caso da dengue, pode ser um sinal de que a coisa pode piorar.”

COVID-19

Já a Covid-19 se caracteriza por uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e é classificada pelo Ministério da Saúde como potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.

A doença pode apresentar manifestações clínicas leves, quadros moderados, graves e até críticos.

A maioria dos casos é marcado pela presença de sintomas como tosse, dor de garganta ou coriza, seguidos ou não de febre, calafrios, dores musculares, fadiga e dor de cabeça.

Com informações da Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários