Polícia do Rio apreende carros de luxo de facção rival ao Comando Vermelho; veja imagens

Polícia do Rio apreende carros de luxo de facção rival ao Comando Vermelho; veja imagens

O pai do Benjamin passou pela TV Globo, CBN e UOL. Na CNN, já atuou em SP, Rio e Brasília e conta histórias das cidades e de quem vive nelas

Uma Hilux, uma Range Rover, um Creta e um HR-V estão entre os carros recuperados no Morro do Dendê e na Estrada do Galeão, na Ilha do Governador, zona Norte do Rio de Janeiro. A área é dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP), facção rival ao Comando Vermelho.

Os carros haviam sido roubados pelos criminosos e alguns tiveram as placas retiradas ou adulteradas. O valor dos seis veículos recuperados supera meio milhão de reais.

Segundo fontes da Polícia Militar, os carros são usados para cometer outros crimes ou apenas como forma de ostentação dos traficantes nas comunidades.

Rivais há décadas, as facções travam uma batalha por território na capital fluminense e na Baixada Santista. O TCP tem sua atuação classificada como “narcopentecostal”, uma vez que mistura crime e religião. Os chefes são evangélicos e isso se reflete desde a forma como se comunicam – com referências bíblicas e apelidos religiosos – até a ação de fato, marcada por exemplo pelos crimes de intolerância contra religiões de matriz africana.

O ano de 2024 começou com a intensificação de conflitos envolvendo facções criminosas do tráfico, milicianos e a Polícia Militar. Em São Paulo, as operações Verão e Escudo deixaram mais de 50 mortos na Baixada Santista, litoral sul do estado. O crime organizado na região é mediado pelo Primeiro Comando da Capital, o PCC.

No Rio de Janeiro, a guerra deflagrada entre a milícia, que domina a zona Oeste, e o Comando Vermelho, baseado na zona Norte, já deixou dezenas de mortos e feridos. Apenas na zona Oeste, que concentra 40% da população carioca, o Instituto Fogo Cruzado já mapeou 114 tiroteios em 2024, com 54 baleados.

O epicentro da disputa é o bairro da Gardênia Azul, historicamente comandado pela milícia e recentemente palco de diversas ofensivas do Comando Vermelho. Na última semana, uma das vítimas desse confronto constante foi a pastora Marta Jesus Gomes, de 44 anos, que morreu após levar um tiro na cabeça e outro nas costas enquanto o crime guerreava.

Apenas em 2024, a polícia já apreendeu 107 fuzis no Rio de Janeiro, retirados das mãos de criminosos. Os carros apreendidos nesta sexta têm placas do Rio de Janeiro, da Bahia e de Minas Gerais.

CNN 

Postar um comentário

0 Comentários