Faculdade Ages de Medicina entrega infraestrutura da Rede de Apoio Psicossocial à Prefeitura de Jacobina



A Faculdade Ages de Medicina em Jacobina, integrante da Inspirali, entregou à Prefeitura de Jacobina (PMJ), no primeiro trimestre do ano, a infraestrutura da Rede de Apoio Psicossocial (RAPS). O equipamento foi construído em uma área total de 1.600 m2, com recursos do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde – Coapes.

De acordo com o Ministério da Saúde, a RAPS é constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico e uso prejudicial de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A assistência em saúde mental no Brasil envolve o Governo Federal, Estados e Municípios.

Para o gerente da Faculdade Ages em Jacobina, Luis Rocha, a RAPS tem importância crucial à sociedade, especialmente na promoção da saúde mental. “Estamos orgulhosos de ter entregue à Jacobina a estrutura física deste valioso equipamento. Essa conquista representa um avanço significativo para a nossa cidade. E vai proporcionar um ambiente adequado ao cuidado e atenção à saúde mental de nossa comunidade”, destaca Luis.

Em fase final de aquisição dos mobiliários e equipamentos, a RAPS será inaugurado ainda no 1º semestre de 2024. “Esses equipamentos contribuirão para o pleno funcionamento desse importante espaço”, finalizou o Luis.  

Outras aquisições

Criado em 2017, logo após a implantação Faculdade Ages de Medicina, o Coapes já realizou diversos investimentos que possibilitaram as construções da Unidade Satélite e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Alves, no Distrito de Novo Paraíso; a reforma da UBS do Bairro Jacobina 3; a construção da Sala de Imagem do Hospital Regional Vicentina Goulart. Além disso, já foram entregues milhares de equipamentos de informática e materiais permanentes.

Sobre o Coapes

O Coapes prevê a utilização da rede de saúde local como campo de prática aos alunos (graduandos e/ou residentes) da Faculdade Ages de Medicina de Jacobina, com o objetivo de qualificar a inserção do aluno na rede e integrar ensino e serviço. Os recursos do Coapes são empregados em bens duráveis, que possibilitam uma melhor estrutura às unidades de atendimento e, consequentemente, o serviço de saúde dentro do município.

O Comitê Gestor do Coapes é formado por representantes da Secretaria Municipal da Saúde, do Conselho Municipal da Saúde e da Faculdade Ages que, após apresentação de demanda por parte do Município, traça plano de ação e liberação dos recursos para aquisição dos materiais

Postar um comentário

0 Comentários