A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (18), a operação "Teatro Mambembe", em Ilhéus no sul da Bahia. A ação tem como objetivo combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos na contratação de empresa, pela prefeitura, para realizar a manutenção e conservação de prédios públicos municipais.
Em nota, a Prefeitura de Ilhéus informou que a Polícia Federal não solicitou informações previamente e que, caso tivesse solicitado, a regularidade dos processos seria comprovada.
PF faz operação contra fraude à licitação e desvios de de recursos públicos na contratação de empresa pela Prefeitura de Ilhéus — Foto: Divulgação/PF
As investigações, que tiveram início em 2022, apontam:
- a existência de um esquema de direcionamento da licitação para a empresa vencedora;
- fraude documental;
- superfaturamento dos serviços contratados, que culminou na prestação de serviços de má qualidade.
Além disso, a PF descobriu que diversas obras não foram executadas pela empresa vencedora da licitação, mas por pessoas vinculadas a agentes públicos do Executivo e Legislativo Municipal, que não tinham vínculo com o grupo contratado.
Mandados são cumpridos em Itabuna, Ilhéus e Salvador — Foto: Divulgação/PF
Segundo a Polícia Federal, a empresa investigada atua desde 2019 e foi beneficiária de contratos que somam mais de R$ 50 milhões.
Os investigados responderão pelos crimes de frustação do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação ou contrato, corrupção passiva; estelionato; falsidade Ideológica e associação criminosa.
O que diz a prefeitura
"Na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura de Ilhéus foi surpreendida por uma operação da Polícia Federal, que realizou buscas e apreensões na residência de um de nossos secretários e nas instalações da Secretaria de Infraestrutura, entre outros locais. Um vereador da cidade também foi alvo.
Queremos esclarecer que a Polícia Federal não solicitou informações previamente, o que, se fosse feito, certamente comprovaria a regularidade dos processos e evitaria esse tipo de espetacularização e exploração da mídia.
0 Comentários