Raiva Humana: vacinação deve ser ministrada previamente a uma possível exposição, indica especialista



Mais de 50 graduandos do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Ages em Jacobina foram imunizados com a primeira dose
 
Na última terça-feira (07), a Liga Acadêmica de Clínica e Cirurgia em Animais de Pequeno Porte, do Curso de Medicina Veterinária da Ages em Jacobina, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde (NRS) realizaram a imunização com a Vacina Antirrábica Humana, primeira dose, em mais de 50 alunos. Na próxima semana, os graduandos serão imunizados com a segunda dose da vacina.  

A Vacinação Antirrábica Humana é a forma mais segura de prevenção da raiva humana. A imunização deve ocorrer previamente à uma possível exposição e, especialmente, em profissionais que atuam sob o risco da doença, como: médicos veterinários, adestradores, equipes de banho e tosa de pets shops, profissionais da área de controle de zoonoses, dentre outros. A imunização humana não invalida a necessidade da vacinação animal. No Brasil, a Campanha Antirrábica Animal acontece, todos os anos, entre os meses de agosto e setembro.

De acordo com a docente e coordenadora adjunta de Grande Área da Faculdade Ages em Jacobina, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima, a zootecnista Dra. Mayara Miranda, a raiva é uma doença infecciosa, causada por vírus da família Rabhdoviridae, que acometem estruturas do sistema nervoso central de mamíferos, inclusive o homem, provocando o surgimento de agravos à saúde e morte, em quase 100% dos casos.

Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o último caso de raiva humana transmitida por cão na Bahia ocorreu em 2004, em Salvador. Treze anos depois, em 2017, ocorreu outro caso em humano, que evoluiu para óbito. Desta vez, provocada pela mordida de morcego, no município de Paramirim.

Mestre em Ciências Animais e doutora em Zootecnia, Dra. Mayara explica: “Estão mais susceptíveis à doença, humanos em contato próximo aos animais, estando expostos a sua saliva e arranhões, portanto, principalmente profissionais que atuam diretamente com animais, a exemplo de médicos veterinários e estudantes”.  

Entre os principais sintomas desencadeados em humanos, a raiva provoca febre, infecção, delírios, espasmos musculares involuntários, generalizados e até convulsões, além de espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua quando o paciente tenta ingerir líquido.  

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina contra a raiva para as pessoas que forem mordidas por animais, domésticos ou silvestres (principalmente morcegos). Essa não é uma vacina que pode ser tomada a qualquer momento da vida. No entanto, de forma preventiva, a profilaxia de raiva deve ser ministrada em profissionais que atuam sob o risco da doença.
 


Sobre a Ages        
    
A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais.   Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2024, recebeu do MEC avaliação de excelência no campus de Paripiranga, alcançando a nota 4 (nota vai até 5), no Índice Geral de Cursos (IGC). Em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.       
  
Sobre a Ânima Educação      
     
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.         
        
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa





Postar um comentário

0 Comentários