O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), pode ultrapassar a marca histórica atingida no último 5 de maio (5,30 metros) e chegar a 5,5 metros entre segunda-feira (13/5) e terça-feira (14/5), de acordo com projeção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicada às 12h deste domingo (12/5). Mais cedo, o nível da água no Guaíba voltou a subir e chegou a 4,64 metros.
De acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, todos os cenários de previsão indicam uma eventual “cheia duradoura”, com o repique de nova elevação do nível do rio acima de 5 metros. Vale destacar que a cota de inundação do Guaíba é de 3 metros.
“O valor do nível máximo a ser atingido entre segunda e terça-feira depende da ocorrência das chuvas adicionais previstas e vento sul forte, podendo alcançar em torno de 5,5 m”, informou a UFRGS.
No momento, o IPH recomenda manter a atenção a todas as áreas de risco, incluindo aquelas em que a inundação teve redução; atenção especial à população afetada; e ações imediatas para restabelecimento de infraestruturas e manutenção de serviços essenciais como o saneamento básico.
Ainda na tarde deste domingo, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou para o risco de “inundação severa” do rio Caí e do rio Taquari, que já apresentavam elevados níveis de água. Devido a essa nova cheia, o órgão pede que a população “evite áreas de risco e busque locais seguros”.
Metrópoles
0 Comentários