Suspeitos de serem mandantes dos recentes homicídios em cidade da Bahia são transferidos para presídio de segurança máxima

'Operação Controle' transfere suspeito de ordenar os recentes crimes em Feira de Santana — Foto: Divulgação

Quatro presos, apontados como líderes de facções criminosas de Feira de Santana, a 100km de Salvador, foram transferidos, neste domingo (12), da penitenciária da cidade para o presídio de segurança máxima de Serrinha, que fica a cerca de 185km da capital. De acordo com o Ministério Público estadual, eles são responsáveis por dar a ordem para a execução dos homicídios ocorridos na cidade nos últimos dias.

A ação foi resultado da ‘Operação Controle’ deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial Operacional de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); pela Secretaria de Segurança Pública (SSP); pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL).Segundo o MP, foram apreendidos, nas celas, celulares, acessórios de telefone e facas. — Foto: Divulgação

Segundo o MP, foram apreendidos, nas celas, celulares, acessórios de telefone e facas. — Foto: Divulgação

Também fazem parte da operação, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Grupo de Segurança Institucional (GSI), Comando de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cmep) e do Grupamento Especializado em Operação Prisionais (Geop).

LEIA MAIS

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e quatro de transferência. Nas celas dos suspeitos, foram apreendidos celulares, acessórios de telefone e facas. O material apreendido será submetido à conferência e análise pelo Gaeco e Seap e, posteriormente, encaminhado aos órgãos competentes para adoção das medidas cabíveis.

Briga de facções

Segundo as investigações, os homens transferidos para Serrinha mandaram matar rivais e orquestraram os ataques que resultaram nas mortes registradas no município na última semana. Ainda de acordo com o MP, o objetivo seria ampliar território de atuação das facções.

Com a transferência, busca-se isolar as lideranças, tirando a possibilidade de comunicação com demais integrantes das facções. Os presos ficarão em Serrinha sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

Média de 28 assassinatos por mês

Segundo a Polícia Civil da cidade, 113 mortes foram registradas neste ano, entre janeiro e abril, em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. São cerca de 28 assassinatos por mês.

Na última sexta-feira (10), três homens foram mortos a tiros, enquanto bebiam, na frente de um mercado. O triplo homicídio aconteceu no bairro Rua Nova. Três suspeitos armados chegaram em um veículo, atiraram contra as vítimas e fugiram.

Além do triplo homicídio no bairro Rua Nova, outras cinco mortes foram registradas em Feira de Santana, entre sexta-feira (10) e sábado (11), nos bairros Pampalona, George Américo, Queimadinha, Pedra Ferrada e no distrito de Humildes. As vítimas tinham entre 18 e 37 anos.

No fim do mês passado, sete jovens foram mortos em diferentes pontos da cidade, em 48 horas. Os crimes aconteceram entre 27 e 29 de abril. Todos os casos são investigados pela Delegacia de Homicídios (DH/Feira de Santana) da cidade, que até então não confirma relação entre todos os crimes.Sete jovens foram mortos em Feira de Santana em 48 horas — Foto: Redes sociaisSete jovens foram mortos em Feira de Santana em 48 horas — Foto: Redes sociais

Na maioria dos casos, os suspeitos chegaram de carro e atiraram contra as vítimas. Ninguém foi preso até o momento.

No mesmo período em 2023, foram registrados 129 mortes, enquanto 101 foram registradas em 2022. Nestes números estão contabilizados homicídios, latrocínios, feminicídios e legítima defesa.

G1

Postar um comentário

0 Comentários