Um tornado atingiu a cidade de Cambará do Sul, na região da Serra Gaúcha do Rio Grande do Sul, na tarde de sábado (11). De acordo com a prefeitura local, o fenômeno meteorológico provocou ventos de até 140 km/h e deixou um rastro de destruição. No total, 57 residências no bairro Vila Santana foram danificadas, além de uma escola e um posto de saúde. Não houve relatos de feridos.
O tornado que atingiu Cambará do Sul é classificado como F0 na escala Fujita, o mais fraco na medição. Nessa categoria, os ventos ficam entre 104 e 137 km/h. Segundo o instituto Metsu Metrologia, o tornado está ligado a um corredor de vento forte criado pelo avanço de uma frente fria. Essa situação favoreceu a formação dos ventos em sentidos divergentes na baixa atmosfera, resultando no fenômeno.
As imagens mostram casas destelhadas e estragos significativos causados pelo vento forte. O prefeito Ivan Borges (MDB) informou que cerca de 300 pessoas foram atendidas pelo município e que 1.200 telhas serão enviadas de Porto Alegre para auxiliar nos reparos.
Além do tornado, Cambará do Sul registrou chuvas intensas nas últimas horas, com 264 milímetros de precipitação desde sexta-feira (10) até a manhã de hoje.
CNN
0 Comentários