Explosão em caminhão-tanque assusta moradores e interdita rua

Parte da estrutura do caminhão-tanque que explodiu em Vila Isabel

Parte da estrutura de um caminhão-tanque explodiu em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, na manhã desta sexta-feira. O fundo do tambor onde é transportado combustível — o caminhão tinha descarregado antes — foi lançado por cerca de 100 metros. Não houve vítimas. A perícia está em andamento, no início desta tarde, para apurar as causas do acidente. Moradores destacam que na Rua Gonzaga Bastos, onde o acidente aconteceu, há muito fios arrebentados e soltos, e isso poderia ter causado a explosão. O trecho da via na altura do Boulevard Vinte e Oito de Setembro segue interditada desde as 8h40, com a chegada de equipes do Corpo de Bombeiros. Ainda não há previsão de reabertura.

A limpeza deve ser feita por equipes da Defesa Civil e da Comlurb. Equipes da Light trabalham para reestabelecer a energia em trechos afetados de ruas de Vila Isabel. Segundo a concessionária, "as causas estão sendo apuradas". O Centro de Operações Rio informa que o trânsito está intenso, com pontos de lentidão. Há agentes da CET-Rio no local.

O caminhão descarregou em um posto próximo pouco antes da explosão. O fundo da estrutura explodiu, e parte voou cerca de 100 metros, atingindo um carro que vinha atrás, do modelo Jeep Compass. Acompanham a perícia da Vibra, empresa responsável pelo caminhão, a Comlurb, a Guarda Municipal e a Cet-Rio. O Corpo de Bombeiros e a polícia também periciam o local e o caminhão-tanque.

Caminhão-tanque explode e assusta moradores em Vila Isabel — Foto: Ana Branco/Agência O Globo
Caminhão-tanque explode e assusta moradores em Vila Isabel — Foto: Ana Branco/Agência O Globo

Oldair Cândido da Silva, de 61 anos, estava a caminho do trabalho, quando foi atingido pela explosão. Ele dirigia um Prisma prata, que teve um retrovisor, coluna e porta atingidos.

— Voou vidro pra todo quanto é lado. Estava andando devagar, do nada aconteceu uma explosão do lado esquerdo, com os fios que tinham no alto. E depois o caminhão explodiu. Eu estava mais perto do caminhão, na hora tentei me abaixar, me esconder. O carro morreu, vi aquele monte de coisa voando, consegui ligar de novo e dar uma ré. Tinha muito caco de vidro em cima de mim. Eu não vi o que bateu no carro, eu abaixei, só vi o estrago depois. Foi um barulho muito alto — relatou ele.

Em nota, a Vibra informou que o veículo estava vazio. A companhia mobilizou a transportadora para que todas as providências de emergência sejam tomadas. "Não houve vítimas nem vazamento de combustível. A distribuidora segue acompanhando o caso", avisou.

Na casa de Orlando Orofino, a janela de uma varanda teve parte destruída com a explosão — Foto: Lucas Guimarães/Agência O Globo
Na casa de Orlando Orofino, a janela de uma varanda teve parte destruída com a explosão — Foto: Lucas Guimarães/Agência O Globo

Com a força da explosão, janelas dos imóveis do entorno estouraram, até mesmo esquadrilhas foram parar no meio da rua. As árvores também sofreram impacto, com muitas folhas e até galhos caídos. O pedaço do tambor onde o combustível é transportado ficou no meio da via após atingir um carro de passeio.

Orlando Orofino, de 72 anos, conta que sentiu a estrutura da casa balançar. Na varanda de um quarto que fica de frente para a rua, a janela foi atingida. Uma das folhas da esquadria se soltou quase completamente e outra caiu no chão do apartamento, quebrando o vidro. Segundo o morador, o caminhão arrebentou os cabos que estão ligados a sua residência.

— Parecia que tinham batido cinco carros. Foi uma sequência de barulho assim. Porque, pelo o que explicaram, o gás se dissipou dentro do caminhão, foi estourando as camadas da estrutura até que explodisse. Eu só percebi que o caminhão tinha levado os cabos aqui de casa quando vim na janela, subiu aquela névoa de poeira, mas eu não vi como aconteceu nada — disse.

Notícias do Rio:

Explosão em caminhão de gás assusta moradores de Vila Isabel

Explosão em caminhão de gás assusta moradores de Vila Isabel

Extra o Globo supervisão de Leila Youssef.

Postar um comentário

0 Comentários