No dia 24 de junho de 1722 era fundado o município de Jacobina nos sertões da antiga Capitania da Baía de Todos os Santos. Era um quarta-feira quando uma comitiva real liderada pelo coronel Pedro Barbosa Leal e demais autoridades locais presentes na Missão de Nossa Senhora das Neves do Saí (território do atual Senhor do Bonfim) através de um ato oficial lavrado em ata realizava o rito de instalação da Vila de Santo Antônio de Jacobina cuja localidade seria entre a dita Missão e o boqueirão de serra onde já havia uma igreja e freguesia tendo como orago esse santo português. Como já é de amplo conhecimento, dois anos depois a sede dessa Vila foi transferida para onde se encontra a atual cidade de Jacobina, em 5/6/1724.
Jacobina foi a primeira de uma série de vilas criadas nos sertões baianos por ordem da coroa portuguesa ao longo do século XVIII como forma de controlar e administrar as riquezas e populações desse vasto território.
Em 1922, a administração local realizou uma semana de eventos e inaugurações em homenagem aos 200 anos de instalação da Vila com presenças de lideranças locais, regionais e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Aquela foi uma forma de promover o município nos calendários comemorativos do Brasil e da Bahia da época
Em 2022, os poderes públicos do legislativo e executivo do município aprovaram e sancionaram uma lei instituindo a data de 24 de junho como marco da fundação de Jacobina. Toda a pesquisa histórica que lastreou esse projeto de lei que homenageou a professora Doracy Lemos contou com a participação da Universidade do Estado da Bahia.
Temos agora um conjunto de textos de pesquisadores e pesquisadores reunidos no livro Jacobinas: olhares sobre um sertão, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia e que em breve estará sendo lançando. Essa é uma oportunidade para que professores, estudantes e população em geral possa conhecer com mais detalhes as histórias que envolvem esse importante território dos sertões baianos desde o processo de ocupação e conquista pelos colonizadores até o presente.
Parabéns para Jacobina pelos seus 302 anos de fundação!
Por Professor Valter de Oliveira
0 Comentários