Nesta segunda-feira, (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da cerimônia de inauguração da duplicação do trecho da BR-116 Norte, em Feira de Santana. Durante o evento, Lula também anunciou recursos para a conclusão da duplicação do anel de contorno do município e destacou outros investimentos na área de habitação.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro das Cidades, Jader Filho; o ministro dos Transportes, Renan Filho; e o deputado Zé Neto (PT-BA), que é pré-candidato à Prefeitura de Feira de Santana (BA).
Antes do discurso de Lula sobre investimentos em rodovias e habitação, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a pressa do povo brasileiro em ver as mudanças após um período de retrocesso em políticas públicas. E apontou também a importância das festividades juninas para o Nordeste e a relevância da presença de Lula na celebração da Independência da Bahia, no Dois de Julho.
“Estamos saindo de um período muito importante para o Nordeste, que é o São João, São Pedro e Santo Antônio. Nós estamos ainda em alguns municípios, celebrando esse momento. E amanhã, uma outra data importante para a gente, quando nós celebramos a independência do Brasil na Bahia. E o senhor pela terceira vez, nesse período agora, vem à festa do Dois de julho. Além disso, além de uma demarcação cívica, que é reconhecer a luta do povo heroico da Bahia, o senhor vem trazendo na sua equipe um conjunto de ministros e ministra que nos orgulha muito. O senhor, como sempre, sabe fazer boas escolhas. E o seu ministério tem sido para nós da Bahia e do Nordeste, um amparo muito forte. A gente deposita ali a nossa fé, a nossa devoção, e o senhor em agosto do ano passado, em São Paulo, convidou o Brasil para acompanhar o lançamento do PAC. E como é bom a gente ter claro nesse ato aqui de hoje o que significa política, política é isso, presidente. Nós temos discursos, nós temos concepções, mas essas concepções e discursos sem as ações caem no vazio”, disse.
O governador mencionou a necessidade urgente de sair do mapa da fome e a importância das ações do governo para alcançar esse objetivo.
“Às vezes eu entendo que o Brasil clama quando pede pressa nas suas ações. O senhor hoje está celebrando um ano e meio de governo. Nós ficamos seis anos, não foram seis anos parados, foram seis anos andando para trás, vendo as políticas públicas sendo destruídas. Minha Casa, Minha Vida, a universidade, Água para Todos, Luz para Todos, a saúde. Então a pressa do povo brasileiro é porque realmente nós temos pressa. Nós voltamos ao mapa da fome e o Brasil tem pressa de sair do mapa da fome”, afirmou.
Jerônimo Rodrigues também enfatizou a importância da reconstrução física e cultural do Brasil. Ele mencionou obras importantes, como a chegada do asfalto em diversas regiões da Bahia, e destacou a importância do voto consciente nas próximas eleições.
“E o senhor com sua inteligência, com sua paciência está demonstrando primeiro que as coisas irão acontecer. O seu slogan é reconstrução, união é reconstrução e nós sabemos o que significa reconstruir. E o reconstruir, presidente, o senhor fala de duas formas, são as obras físicas, como as BRs, como a Minha Casa, Minha Vida, mas é preciso também a gente reconstruir a cultura do povo brasileiro. Agora no dia 6 de outubro, nós passaremos por essa reconstrução. O voto não pode ser tratado como uma ferramenta que não tem o seu interesse, os 15 segundos que nós passamos numa urna eletrônica pode significar quatro anos de esquecimento, quatro anos de perseguição, mas quando a gente acerta dentro da urna eletrônica são quatro anos de parceria com a sociedade”, afirmou o governador.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
0 Comentários