Guarda Civil Municipal de Jacobina comemora 57 anos com café da manhã especial na Câmara de Vereadores


Na manhã desta quarta-feira (24), a Câmara de Vereadores de Jacobina foi palco de uma celebração que homenageou o aniversário de 57 anos da Guarda Civil Municipal. O evento reuniu diversas autoridades, incluindo o prefeito Tiago Dias, o presidente da Câmara Municipal Clodoaldo Moreira, e outros vereadores.

A comemoração contou com um café da manhã especial oferecido à equipe da Guarda Municipal, comandada pelo comandante Jailson Dias. Em seu discurso, o comandante destacou a importância do trabalho realizado pela Guarda e os avanços obtidos nos últimos anos. “Nosso compromisso com a segurança pública é constante, e os investimentos feitos refletem nosso empenho em proporcionar um serviço de excelência à população de Jacobina,” afirmou.

Durante o evento, foram apresentados os avanços e conquistas da Guarda Municipal, que atualmente conta com 161 soldados, sendo 32 mulheres.

Investimentos na Guarda Civil Municipal

Nos últimos três anos, a Guarda Civil Municipal de Jacobina passou por significativos investimentos que fortaleceram sua atuação, como a aquisição de cinco viaturas zero quilômetro, implementação do plano de cargos e salários em 2022, criação da Patrulha Maria da Penha, realização de cursos de formação contínuos, além do aumento dos recursos humanos e em equipamentos, que facilitaram o trabalho dos agentes no dia a dia.

O mais recente investimento foi a instalação de totens de segurança em pontos estratégicos da cidade e do interior do município. Esses equipamentos têm o objetivo de ampliar o monitoramento das áreas e facilitar o contato da população com a GCM em casos de urgências e emergências.

Os totens conta com uma estrutura em câmeras de vigilância, que realizam o trabalho de monitoramento da área 24 horas por dia, capturando imagens e vídeos que podem ser usados para auxiliar na investigação de crimes e na identificação de suspeitos, além de sensores de movimento, que detectam a presença de pessoas e animais, ativando automaticamente as câmeras e outros recursos do totem.

Há também alarmes que emitem sons e luzes de alerta em caso de situações de risco, como invasão ou vandalismo, bem como um sistema de intercomunicação, que permite que a população se comunique diretamente com a GCM, solicitando ajuda ou denunciando crimes.

“São 57 anos, e nos últimos três anos e meio, tivemos avanços que reforçaram o compromisso da Guarda Civil Municipal de Jacobina com a segurança e o bem-estar da comunidade. Acredito que o próximo passo seja a criação da secretaria de Segurança Pública, que trará mais investimentos ao município”, afirmou a secretária da Administração, Silvana Barberino.

Por Rafhael Nobre
Fotos: Rafhael Nobre e Augusto Urgente

Postar um comentário

0 Comentários