Jacobina Mineração realiza terceiro simulado de emergência com participação de mais de 2 mil moradores

10 sirenes de emergência foram acionadas por volta das 9h30 da manhã e moradores se dirigiram para os 23 pontos de encontros espalhados pelo município_


Jacobina, 19 de julho de 2024 - Mais de 2 mil moradores de Jacobina participaram, nesta sexta-feira (19), do simulado de emergência de barragens promovido pela Jacobina Mineração Pan American Silver. A ação mobilizou o município de Jacobina e contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Municipal, além do apoio de órgãos da prefeitura municipal.


As 10 sirenes de emergência foram acionadas por volta das 9h30 da manhã. Os moradores se dirigiram para os 23 pontos de encontros espalhados pelo município e receberam apoio dos mais de 200 profissionais da JMC que acompanharam a ação.


Nos locais, as equipes realizaram levantamentos com os moradores e observaram, por exemplo, o tempo médio que os moradores levaram para se deslocar ao local. O protocolo de segurança orientava que as pessoas se mobilizassem assim que ouvissem o sinal sonoro, caminhando normalmente e levando apenas os documentos pessoais.


“O simulado foi um sucesso. Nós tivemos mais de 2 mil pessoas nos pontos de encontro, que se deslocaram, um número superior ao do simulado anterior, em 2022, com 1,7 mil pessoas. É um resultado muito expressivo. Não registramos nenhuma ocorrência, o que é muito importante numa mobilização desse tamanho, com 200 voluntários e vários órgãos envolvidos”, afirmou o Gerente de Barragem e Planta da JMC, Iuri Mascarenhas.


A última simulação externa foi realizada em 2022 e envolveu cerca de 1.700 pessoas. Com a participação de 2.050 pessoas esse ano, a participação dos moradores teve um aumento de 20% em relação à última edição do simulado.

Créditos das Fotos Erick Santos

“Vi o engajamento muito grande de todos os envolvidos, colaboradores, imprensa e população. Acredito que a gente sai mais preparado para o próximo simulado e, também, com ações importantes pra implementar e obter ainda mais sucesso no próximo”, completou o gestor da JMC.


Este ano, a JMC realizou uma intensa mobilização com reuniões comunitárias – foram realizados 13 encontros em bairros localizados na ZAS (Zona de Autossalvamento), além de reforço na comunicação com imprensa, ações nas redes sociais e distribuição de panfletos em diversas localidades.


Canal aberto com a população


Quem tiver dúvida ou necessitar de informações adicionais sobre as ações da Jacobina Mineração Pan American Silver pode entrar em contato por meio dos canais oficiais: Ouvidoria 0800 071 3230 (24h por dia) ou pelo e-mail jmcfaleconosco@br.panamericansilver.com.

 

Crédito das Fotos Erick Santos

 

Postar um comentário

0 Comentários