Refinaria baiana acusada de lavagem de dinheiro para organização criminosa emite novo posicionamento: 'Em dia com obrigações fiscais e tributárias

 https://www.bnews.com.br/media/_versions/julho_2024/dax_widelg_widelg.jpg

A Dax Oil Refino S/A, refinaria baiana localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), apontada em um suposto envolvimento num esquema de lavagem de dinheiro para uma facção criminosa, emitiu um novo posicionamento negando as acusações.

Segundo a revista Isto É Dinheiro, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) estaria investigando a Copape Produtos de Petróleo — que opera em São Paulo — juntamente com empresas associadas à ela, como a Dax Oil.

Ambas seriam a porta de entrada para lavagem de dinheiro para a maior organização criminosa do país por meio da importação de nafta — composto proveniente do petróleo utilizado como matéria-prima em indústrias do ramo petroquímico com potencial de destilação similar à gasolina.

Em nova nota encaminhada ao BNews, a Dax Oil afirmou que "repudia veementemente as acusações infundadas de envolvimento com atividades ilícitas". Além disso, disse que a empresa "também busca medidas judiciais cabíveis acerca do tema", e que está "à disposição das autoridades, da sociedade e da imprensa para quaisquer outros esclareciementos que se fizerem necessários".

Leia a nota completa:

Diante de notícias inverídicas veiculadas sobretudo em canais de redes sociais, a Dax Oil Refino S/A, empresa que está há 23 anos instalada no maior complexo industrial do estado da Bahia, gerando 112 empregos diretos e cerca de 300 empregos terceirizados/indiretos, vem a público reiterar seu sólido compromisso com as autoridades e com toda a sociedade brasileira. Assim, esclarecemos:

  • Todas as operações da Dax Oil são realizadas em conformidade com a legislação vigente e normativas regulatórias dos governos estadual e federal, bem como de acordo com as mais rigorosas normas de segurança e controle ambiental.
  • A Dax Oil fechou o ano de 2023 entre os maiores contribuintes de ICMS do estado da Bahia e, somente neste primeiro semestre de 2024, já ultrapassou o montante recolhido aos cofres públicos em todo ano de 2023, contribuindo intensamente, desta forma, para o desenvolvimento econômico do nosso estado.
  • Não há, nem nunca houve, qualquer notificação das autoridades que levantasse suspeita sobre a lisura de nossas transações comerciais, todas auditadas pelos órgãos competentes.

A Dax Oil está em dia com suas obrigações fiscais e tributárias, e não possui nenhum benefício fiscal diferenciado concedido pelo Estado da Bahia, tratando-se de mais uma acusação que vem circulando de maneira leviana e falsa.

Repudiamos veementemente as acusações infundadas de envolvimento da Dax Oil com atividades ilícitas e reforçamos que toda informação veiculada neste sentido é falsa e caluniosa. Ao passo que fazemos este comunicado público, a empresa também busca as medidas judiciais cabíveis acerca do tema.

Esclarecemos ainda que a nossa empresa vem realizando profunda e minuciosa revisão nos termos de compliance da companhia no sentido de reforçar nosso compromisso ético com o desenvolvimento socioeconômico do nosso país.

Por fim, dentro nosso compromisso com a ética e a transparência, valores que pautam toda nossa atuação, nos colocamos à disposição das autoridades, da sociedade e da imprensa para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

Postar um comentário

0 Comentários