Projeto apoiado pela Jacobina Mineração transforma vidas com formação e prática musicais

Geração Música’ está beneficiando mais de 60 crianças das comunidades de Itapicuru, Nazaré e Pontilhão

Realizado pela 1ª vez na cidade de Jacobina, o projeto Geração Música tem transformado vidas por meio de oficinas de práticas musicais com crianças das comunidades de Itapicuru, Nazaré e Pontilhão. Mais de 60 crianças estão sendo beneficiadas pelo projeto, que conta com o apoio da Jacobina Mineração Pan American Silver.

O projeto consiste na montagem, produção e circulação de oficinas gratuitas para crianças e adolescentes de escolas públicas, bem como instituições sem fins lucrativos. Todas as turmas recebem instrumentos musicais, como pandeiro e violão, que são doados no final das aulas para as associações. A prática pedagógica tem o intuito de oferecer iniciação musical e musicoterapia. O projeto também conta com acessibilidade, através de um profissional de libras e monitor.

No último mês de maio, os participantes do projeto executaram o ritmo do Baião no violão e no pandeiro. Além do Baião, as turmas também tiveram as primeiras experiências com os acordes musicais do Pagode Baiano. As aulas valorizam ritmos locais e regionais.

“O projeto Geração Música transforma vidas por meio da prática musical e está alinhado ao nosso compromisso de investir nas comunidades e contribuir para o desenvolvimento da região. Por isso, a nossa dedicação a iniciativas que visam contribuir com a saúde, educação e lazer em nossa região”, afirma a coordenadora de Comunicação e Comunidades da JMC, Isadora Cerqueira.

A introdução à teoria e prática musical aos jovens e crianças é uma ferramenta poderosa para a saúde individual e coletiva, uma vez que atua na redução da violência escolar e ampliação das oportunidades de vida ao público, além de promover uma transformação real na vida de cada um. Ao término do curso, os alunos realizam uma apresentação musical para os familiares, amigos e toda a comunidade, celebrando todo o aprendizado, com acompanhamento dos músicos-professores.

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto "Geração Música" tem produção da Sancell Produções, patrocínio da Jacobina Mineração e Instituto Pan American e apoio da Komedi Projetos e Webka, e é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, Reconstrução e União.

Sobre a Jacobina Mineração

A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. Atualmente faz parte do grupo Pan American Silver e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.

Sobre o Ministério da Cultura

A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Fotos: Divulgação JMC



Postar um comentário

0 Comentários