O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quarta-feira (14) a prisão dos blogueiros bolsonaristas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio. A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, após pedido feito pela Polícia Federal (PF).
Segundo a PF, os dois blogueiros estavam arquitetando uma ação para atacar com posts criminosos na internet policiais federais que atuam em investigações no âmbito do Supremo. Ainda de acordo com a PF, os dois investigados estão fora do Brasil: o primeiro nos Estados Unidos e o segundo na Espanha.
Tanto Allan dos Santos, quanto Oswaldo Eustáquio são investigados pelo STF por crimes como obstrução de Justiça, ameaça, crimes contra a honra e corrupção de menores. Desde 2021 os blogueiros são investigados por participação nos atos e ataques contra a democracia brasileira.
Busca e apreensão
Além de determinar a prisão dos blogueiros, Alexandre de Moraes também ordenou a realização de buscas e apreensões. A casa da ex-mulher de Eustáquio, em Brasília, foi alvo.
O youtuber e influenciador de direita Ed Raposo também teve endereços no Espírito Santo alvo de buscas.
A PF afirma que todos os investigados teriam usado "crianças e adolescentes" e seus perfis em redes sociais para ocultar a autoria de postagens criminosas e se valerem da falta de maioridade penal.
Nove medidas cautelares e dois mandados de busca foram cumpridos no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Amazonas e no Distrito Federal.
Operação 'Disque 100'
Durante a operação de hoje da PF, batizada de "Disque 100", em referência ao Disque Direitos Humanos, o perfil da filha de Oswaldo Eustáquio, em uma rede social, publicou um post afirmando que havia policiais na casa da família, mas a menor ainda estava dormindo, o que indica o uso do perfil por outras pessoas.
BNEWS
0 Comentários