VÍDEO: Moraes é flagrado tendo ‘conversa de canto’ com Pacheco e Alckimin às vésperas de pedido de impeachment no Senado

https://www.bnews.com.br/media/_versions/setembro_2024/design_sem_nome_6_widelg.png

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi visto, neste sábado (7), batendo um papo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e com o vice-presidente da República, Geraldo Alckimin (PSB).

O trio foi visto numa conversa com um tom mais reservado, enquanto se preparavam para assistir ao desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, durante o 7 de Setembro, neste sábado (7).

O detalhe é a “conversa de canto” ocorre às vésperas do pedido de impeachment de iniciativa popular que a oposição no Senado prepara contra Moraes, após sua decisão em bloquear o X (antigo Twitter), e justamente Pacheco que vai decidir se acata — ou não — a ofensiva.

Confira:

Investida

A bancada de oposição a Moraes deve fazer sua investida contra Alexandre de Moares na próxima segunda-feira (9). Ao todo, os oposicionistas ao ministro estão distribuídos majoritariamente em dois partidos: PL e Republicanos — que juntos acumulam 18 dos 81 senadores.

De acordo com o que disse o senador Cleitinho (Republicanos-MG), em sessão plenária na última terça-feira (3), até o momento, foram coletadas mais de 1 milhão de assinaturas em apoio à iniciativa, demonstrando, segundo ele, o engajamento da população. O parlamentar afirmou esperar que o presidente Rodrigo Pacheco, coloque o pedido em votação com urgência no Senado.

“Vamos ser democráticos com todo mundo: aceite o pedido dos deputados federais, dos senadores, e coloque para votar. Faça uma Comissão e vamos investigar, porque o ministro adora investigar, o ministro Alexandre de Moraes adora investigar todo mundo. Então, qual é o problema de ele ser investigado também? Quem não deve não teme”, disse Cleitinho.

A Constituição não é clara sobre quais hipóteses podem levar um ministro do STF a ser impeachmado, como ocorre no caso do Presidente da República. Mas ela estabelece que compete ao Senado julgar os ministros, conforme mencionado no art. 52, inciso II, da Constituição.

*As informações são da correspondente do BNews em Brasília, Lara Curcino

Postar um comentário

0 Comentários