Dois vereadores e um deputado do PDT são cogitados para assumir espaço na Prefeitura no segundo mandato de Bruno Reis

https://politicalivre.com.br/wp-content/uploads/2023/03/roberta-caires_divulgacao_-900x615.jpg

 

Dois dos quatro vereadores eleitos no domingo (6) pelo PDT em Salvador disputam a indicação do partido para um cargo na segunda gestão do prefeito Bruno Reis (União). Estão no páreo a vereadora Roberta Caíres, reeleita com decisivo apoio da máquina municipal, e o novato Omar Gordilho, ex-presidente da Limpurb e ex-secretário da pasta da Ordem Pública (Semop) que também teve o respaldo forte do Palácio Thomé de Souza para ter sucesso nas urnas. Outro cotado para um posto na Prefeitura da capital é o deputado estadual pedetista Emerson Penalva.

Bruno Reis só pretende discutir com os partidos da base de forma mais intensa a formação da equipe de governo do novo mandato depois do segundo turno das eleições em Camaçari. A prioridade do prefeito no momento é somar forças para eleger o aliado Flávio Matos (União) no município da Região Metropolitana de Salvador. Mas as discussões sobre o secretariado que assume a partir de janeiro estão acontecendo nos bastidores.

Segundo apurou este Política Livre, há um compromisso de Bruno Reis de “puxar” ao menos um dos vereadores eleitos ou reeleitos do PDT para o Executivo. Isso vai permitir que o suplente, no caso Zilton Netto, ex-diretor da Codecon, órgão de defesa do consumidor municipal, assuma o mandato.

Entretanto, existe a possibilidade de Zilton, que é ligado ao deputado federal pedetista Leo Prates, ocupar um posto no segundo escalão, que pode ser, inclusive, a própria Codecon. Isso permitiria que a segunda suplente, a ex-vereadora Leo Kret, assuma uma cadeira na Câmara Municipal. Esse movimento agradaria mais a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), que não desejaria, segundo especulações de bastidor, ver Leo fortalecido na Câmara, já que os dois disputam o posto de sucessor de Bruno Reis em 2028.

O site apurou que a favorita para assumir uma secretaria no segundo mandato de Bruno Reis é Roberta Caíres, ligada ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto. O cargo poderia ser a titularidade da pasta de Políticas para as Mulheres (SPM). Entretanto, Omar Gordilho é muito próximo de Ana Paula e do deputado federal Félix Mendonça Júnior, e também pode ser o contemplado. Ele foi eleito como o vereador mais bem votado do PDT.

O PDT tinha ainda, no primeiro mandato de Bruno Reis, o comando da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com a própria Ana Paula Matos, e ocupa a chefia da Transalvador, com Décio Martins, ligado a Leo Prates. Penalva, que é muito próximo de Bruno Reis, é um dos cotados para a pasta da Saúde. Se for “convocado” pelo prefeito, quem assume a cadeira na Assembleia Legislativa é o ex-prefeito de Araci Silva Neto, nome ligado a Félix.

Vale lembrar que a formação da equipe do segundo mandato de Bruno Reis passa também pela consolidação do chamado “cinturão 44” na Região Metropolitana de Salvador. Isso porque integrantes da equipe do chefe do Executivo da capital podem se deslocar para assumir funções em Lauro de Freitas, por exemplo, ao lado da prefeita eleita Débora Régis (União).

Política Livre

Postar um comentário

0 Comentários