Veja quanto custaram as campanhas dos famosos que perderam as eleições

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Levantamento da coluna, baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que 25 famosos que não se elegeram gastaram mais de R$ 12,2 milhões em campanhas em 2024. Com o montante, é possível pagar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a 9,2 mil pessoas por um mês.

As três maiores despesas ocorreram com candidatos de São Paulo. São 15 famosos da lista, com nomes de atores, apresentadores, ex-atletas e ex-participantes de reality shows, entre outros.

O Rio de Janeiro, por sua vez, soma oito. Porto Seguro (BA) e Curitiba (PR) têm um cada. A maioria tentava o cargo de vereador.

Líder do ranking, o apresentador José Luiz Datena (PSDB-SP) desponta com R$ 5,2 milhões gastos na busca pela prefeitura de São Paulo. Ao todo, 58% foram pagos por serviços prestados por terceiros.

Já o coach Pablo Marçal (PRTB-SP), também candidato à prefeitura paulistana, teve 4,3 milhões de despesas — e figura em segundo lugar. Quase metade delas (45,4%) foi com impulsionamento de conteúdos.

Metrópoles 

Em terceiro lugar, a jornalista, youtuber, cantora e ex-Fazenda Léo Áquilla (MDB-SP), que tentava uma cadeira da Câmara paulistana, gastou R$ 514,3 mil.

A candidata mais econômica, segundo as prestações de contas até o momento, foi Cristina Prochaska (PSOL). A atriz e apresentadora declarou R$ 2,5 mil em despesas na campanha à prefeitura de Ubatuba (SP).

Os valores, ainda parciais, podem ser atualizados até 5 de novembro, quando termina o prazo para a prestação de contas final do 1º turno ao TSE. Entre os gastos, figuram serviços advocatícios ou prestados por terceiros, marketing e programas de rádio e TV, por exemplo.

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