Um falso médico é suspeito de tentar aplicar golpes financeiros em familiares de pacientes internados em hospitais da Santa Casa de Itabuna, no sul do estado. Os casos vieram à tona nesta terça-feira (05), quando a instituição emitiu um alerta afirmando que os profissionais não têm autorização para solicitar pagamentos aos pacientes.
Uma das vítimas da tentativa de golpe contou, em entrevista à TV Bahia, que sua mãe, de 93 anos, está internada no Hospital Calixto Midlej Filho, em tratamento de uma infecção urinária. No domingo (03), a irmã recebeu uma ligação de um homem que afirmava ser médico da instituição, que havia tido conhecimento do caso da paciente e que ela precisaria passar por um procedimento em um laboratório específico. "[Ele disse que] tinha que ser feito logo, porque era urgente, porque tava se formando já uma leucemia. Aí mexe com seus sentimentos. Eu falei 'Quanto é doutor?'. Ele falou 'R$ 4.600, inicial'", relatou. Ele disse que no calor do momento aceitou a proposta, mas ao pensar com mais calma percebeu que se tratava de um golpe.
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna emitiu um alerta para a população sobre as tentativas de golpe utilizando as ligações telefônicas. "A instituição esclarece que não faz, sob nenhuma circunstância, solicitações de pagamentos por telefone para exames, procedimentos médicos ou hospitalares. Todas as tratativas financeiras e administrativas são realizadas exclusivamente na instituição, diretamente com os setores autorizados", disse no comunicado.
Segundo a Santa Casa, mais de uma pessoas relatou ter sido contatada por criminosos se passando por médicos e solicitando pagamento por procedimentos falsos.
"A comunicação com pacientes e seus familiares segue rigorosamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), garantindo que informações confidenciais não sejam repassadas a terceiros. Reforçamos que nenhum funcionário ou representante da instituição está autorizado a solicitar pagamentos ou transferências bancárias por telefone", acrescentou.
A instituição pediu que, ao reconhecer uma tentativa de golpe, outras possíveis vítimas entrem em contato imediatamente com a Santa Casa pelo telefone (73) 3214-9244.
Correio 24 horas
0 Comentários